Terça, 17 de Junho de 2025
11°C 25°C
Nova Serrana, MG

Governo de Minas lança Portal de Serviços e Atendimento da Receita e do Tesouro

Nova plataforma da Secretaria de Fazenda simplifica a solicitação e o acompanhamento das demandas de cidadãos e empresas

05/05/2025 às 15h17
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEF-MG / Divulgação
SEF-MG / Divulgação

O Governo de Minas , por meio da  Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) , lançou, nesta segunda-feira (5/5), o Portal de Serviços e Atendimento SEF - Receita e Tesouro .

A plataforma utiliza o sistema CitiZen Relationship Management (CzRM) e chega para unificar os canais de atendimento presentes na estrutura do órgão. O site também vai modernizar, agilizar e simplificar as solicitações e o acompanhamento de demandas feitas pelos cidadãos e empresas.

O acesso é pelo site da SEF ( www.fazenda.mg.gov.br ), nos menus "Serviços" ou "Atendimento". Atualmente, a SEF oferece mais de 200 serviços de forma totalmente on-line. A pasta disponibilliza um vídeo tutorial novo portal  neste link .

Assistente virtual

SEF-MG / Divulgação
SEF-MG / Divulgação



Além da busca pelos serviços e informações de modo intuitivo, o novo portal conta com o atendente virtual Zé, que está pronto para resolver a maior parte das questões. Caso ele não consiga solucionar a demanda, o atendimento é direcionado para a unidade fazendária responsável pelo serviço. 


O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, explica que cerca de 700 servidores fazendários foram capacitados na plataforma para compor a força-tarefa de atendimento.
 

 

"O novo portal permitirá a migração do nosso atendimento de um modelo artesanal para um modelo sistêmico. Esta ferramenta vai permitir monitorar o atendimento, aumentar a produtividade individual e implementar melhorias contínuas", declara o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

 
  
  

Novidades

Das novidades trazidas, o menu "Base de Conhecimento" organiza em uma página os comunicados e as últimas notícias da SEF/MG; o menu "Serviços" apresenta as categorias com os serviços relacionados; o "Minhas Solicitações" traz o andamento das demandas; e o "Meus Agendamentos" possibilita ao contribuinte escolher datas e horários disponíveis para o atendimento humano virtual ou presencial.

Entre os cards de serviços, o “Cadastro de Procuração” é um exemplo de inovação, em que podem ser cadastrados responsáveis legais para administrar as solicitações dos contribuintes pessoas jurídicas, um passo significativo para a transparência nas relações com o Governo de Minas.

O afunilamento dos antigos canais de atendimento — Fale com a AF IPVA e TRLAV, Fale Conosco, e-mails, telefones e outros — no novo portal também sistematiza o registro de todos os processos, o que possibilita à SEF/MG o aprimoramento da prestação dos serviços aos cidadãos e contribuintes em uma única plataforma. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Nova Serrana, MG
12°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 25°

11° Sensação
1.8km/h Vento
82% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h33 Nascer do sol
05h28 Pôr do sol
Qua 27° 11°
Qui 27° 12°
Sex 26° 12°
Sáb 28° 12°
Dom 29° 14°
Atualizado às 07h05
Economia
Dólar
R$ 5,50 +0,08%
Euro
R$ 6,35 +0,02%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 616,540,41 -2,58%
Ibovespa
139,255,90 pts 1.49%
Publicidade