A Prefeitura de Nova Serrana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, realizou a aula inaugural do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo e reuniu autoridades municipais, estudantes, professores, diretores e especialistas em educação de diversas escolas da cidade.
A solenidade foi realizada em três etapas: manhã e tarde do dia 10, e manhã do dia 11. Participaram alunos do 5º ano das escolas municipais, 5º e 7º anos das escolas privadas e do 7º ano da Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado. A abertura contou com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e de Nova Serrana, interpretados pela estudante Tainá Dutra, do 2º ano da EM Tânia Saldanha. Na sequência, o Secretário de Educação, Thomás Resende, deu as boas-vindas destacando a importância da formação cidadã e da promoção da cultura de paz nas escolas.
Presente no evento, o vice-prefeito Kito Faria reforçou a importância da iniciativa para o município. “Temos que ter respeito, carinho e, principalmente, cuidar das nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade e do nosso país. Parabéns à Polícia Militar por esse belíssimo trabalho”, afirmou.
Um dos destaques da programação foi a palestra dos instrutores do PROERD, Sargento Soares, Sargento Alexandre e Sargento Dias. O Sargento Soares, fundador do programa na cidade, destacou a trajetória de sucesso do PROERD em Nova Serrana, que completa 22 anos em 2025. "Somos o maior município fora da capital com o programa, e acredito que este ano será o melhor até aqui, com instrutores preparados e uma Secretaria de Educação comprometida", declarou.
O PROERD atua na prevenção ao uso de drogas e violência entre crianças e adolescentes por meio de aulas semanais ministradas por policiais capacitados, ensinando aos alunos a tomada de decisões responsáveis, autoestima, empatia e controle emocional, além de fortalecer a relação com a família, escola e comunidade.
Neste primeiro semestre, o programa atenderá 13 escolas municipais, além da Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado e das instituições privadas IES Bernoulli, Centro Educacional Estrela Verde, Escola Modelo e Colégio Anglo.
Com essa iniciativa, Nova Serrana reforça o compromisso com uma educação preventiva e transformadora, apostando no diálogo e na conscientização para formar cidadãos preparados e conscientes para o futuro.
Mín. 18° Máx. 25°